Deixa eu contar a história do biscoito mais caro que eu já fiz na vida!
Biscotti ou cantucci é um tradicional biscoito da região da Toscana, que os italianos costumam comer mergulhando numa dose de Vin Santo, um vinho de sobremesa. Provei-o, quando fui à Itália, e foi paixão à primeira mordida.
Esse é um biscoito rústico assado 2 vezes, daí o nome. Pode ter frutas secas, ou não, mas a amêndoa é recheio mais comum, embora outro tipo de castanha possa ser usado. É levemente doce e de consistência firme, o suficiente pra ser mergulhado na bebida( Vin Santo, ou até, no café).
Voltei da viagem, com a ideia de reproduzi-lo.
Pesquisei e testei várias receitas. Os primeiros ficaram extremamente duros, a ponto de, numa das mordidas, quebrar um dente meu.
Passado mais de ano do incidente, depois de muitas idas ao dentista, implante dentário sedimentado, hoje posso rir da situação, pois não estou banguela e consegui, após algumas adaptações, um biscoito bem próximo ao original!
Fiquei de registrar a experiência, mas o tempo passou, a memória deteriorou e acabei perdendo o trabalho( como se diz: vai-se o dente, mas ficam os biscoitos?…pois é, não ficaram! )
Esses dias, aqueles dias de fome de algo específico, deu vontade de comer biscotti, de novo. Novas pesquisas, testei uma receita da Malu Hessel que achei bem gostosa e fácil de fazer e, muito importante, com uma mordida segura. Na verdade, porque leva uma boa quantidade de manteiga, fica quebradiço, devendo ser manuseado com cuidado.
Então, não vai quebrar o seu dente! Ufa!
Feito esse preâmbulo, deixo minhas dicas:
-Toste ligeiramente as amêndoas no forno, antes de usá-las: ficarão mais crocantes. Eu as espalho num tabuleiro e levo ao forno pré-aquecido, cerca de 15’. Desligo o forno, dou uma revirada nelas, pra que tostem do outro lado e deixo esfriar dentro do forno apagado. Após completamente frias, pico grosseiramente.
-A massa poderá ficar um pouco grudenta. Se achar difícil moldar o cilindro, leve previamente à geladeira para esfriar a manteiga.
-Quando assado, deixe o cilindro de biscoito esfriar completamente dentro do forno desligado.
-Não fatie os biscoitos com a massa ainda quente. Espere esfriar completamente e, melhor ainda, fatie a massa gelada.
-Reacomode os biscoitos fatiados no tabuleiro e volte com eles ao forno pré-aquecido em temperatura mínima. Vire-os, quando começarem a dourar, para dourarem do outro lado. Espere esfriar completamente e guarde-os num recipiente hermeticamente fechado.
Biscotti Biscoito Italiano
Receita:
-Mix de frutas secas ” damasco, uva passa sem semente e frutas cristalizadas” 1/2 xícara( opcional)
-1/2 xícara de amêndoas tostadas, grosseiramente picadas.
-1 colher de sopa de essência de baunilha
-1 1/2 xícaras de farinha de trigo
-Raspas de 2 limões( usei raspas de laranja)
-110 gramas de manteiga
-2 ovos
-1/2 xícara de açúcar
Modo de fazer: misture tudo, molde dois cilindros num tabuleiro forrado com papel manteiga, ou tapete de silicone( Silpat).
No site da Mallu tem vídeo explicativo, aqui: http://malluhessel.com/receita-de-biscotti-mallu-hessel/