Quem gosta de curau, levanta a mão! ♀️
Dias atrás, apareceu um homem vendendo milho verde, lá onde trabalho. Lembrei de um dos últimos episódios do “Rainha da Cocada”, onde a Raíza Costa prepara uma sobremesa com curau. É bem fácil de fazer, o desenforme, tranquilo, tem ponto de corte, mas não fica nada duro, nem ressecado.
Já o imaginei, numa base de biscoito crocante coberto com pralinê ou caramelo de gengibre, ou como entradinha salgada, inspirada no frango com polenta: mini curau salgado, numa cama de molho de frango desfiado bem suculento e substancioso!
A receita com vídeo, onde ela ensina tudinho, tem no site do GNT.
Ingredientes
600g de milho verde retirados de 5 espigas
475ml de leite integral
100g de açúcar granulado
45g de manteiga sem sal
2g de sal
1g de canela em pó, under
20g de amido de milho
15ml de leite ou água, temperatura ambiente
Modo de Preparo
O primeiro passo é debulhar o milho com uma faca passando ela em ângulo reto. Depois passe a faca na espiga para retirar o líquido de dentro da espiga, como se fosse um leite. Repita com todas as espigas.
Em um liquidificador, bata o milho e o leite até virar um creme.
Peneire a mistura para descartar as fibras e partes sólidas do milho.
Em uma panela, adicione na mistura peneirada o açúcar, manteiga e o sal. Cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos até engrossar e ganhar consistência de mingau.
Dissolva o amido de milho em um pouco de leite em um recipiente separado antes de adicionar à mistura do milho. Deixe ferver por mais 5 minutos para ativar o amido.
Retire do fogo. e distribua o curau em ramequins untados com óleo ou na sua vasilha de preferência. Sirva quente, morno ou frio.