Desde que aprendi a fazer curd, um creme à base de ovos, fruta cítrica e manteiga, a torta de limão nunca mais foi a mesma!
No último episódio da temporada do “Rainha da Cocada”, no GNT, a Raíza Costa transformou caipirinha em sobremesa: crosta crocante, recheada com curd de limão e cachaça e coberta por marshmallow tostado(usando a técnica do merengue suíço): festa para os olhos, sabor fresco, boas texturas!
O episódio da torta de caipirinha é este, aqui:
https://globosatplay.globo.com/gnt//7257777/
Achei o sabor bem suave e não chega a ser uma sobremesa com nível etílico embriagador, mas quem não quiser usar cachaça, pode fazer o curd apenas com suco de limão( que também pode ser substituído por outra fruta ácida, como laranja, mexerica ou maracujá).
Na crosta, ela usa cream cheese, manteiga gelada, trigo e quase nenhum açúcar. Fiz e deu certo, mas ainda prefiro a crosta de torta que costumo fazer, que também pode ser adaptada para uma torta salgada, ou quiche, ajustando sal e açúcar. Fica a critério pessoal, qual escolher. Mas deixo a minha receita.
Torta de limão
Crosta:
-150 g de manteiga sem sal gelada
-2 x trigo
-4cs açúcar de confeiteiro
-pitada de sal
-2 cs cachaça ( pode substituir por água gelada
Recheio:
-Suco de 2 limões
-Raspas de um limão
-2 cs de manteiga sem sal gelada
-2 ovos inteiros+3 gemas
-Manjericão( uso um galhinho com uns 3 ramos/opcional)
Cobertura de marshmallow:
-1 clara
-50 g de açúcar refinado
-1 cs de suco de limão
-1cs cachaça, ou essência de baunilha, ou limoncello, ou água de flor de laranjeira( opcional)
*Modo de fazer
Base da torta:
-Junte a manteiga gelada, aos pedaços, com o trigo, o sal e o açúcar. Eu costumo misturar com um batedor de gancho, na minha planetária, mas pode-se fazer manualmente, só tomando cuidado para não trabalhar demais a massa e desenvolver o glúten do trigo, pois isso irá interferir na consistência crocante. Misture com a ponta dos dedos, ou com uma espátula, para não esquentar e derreter a manteiga, ou bata ligeiramente na planetária, até virar uma farofa grossa. Nesse momento, acrescente a gema e, por último o líquido ( a cachaça, ou água gelada), apenas para juntar toda a massa.
-Envolva-a em filme plástico e leve à geladeira, por pelo menos uma hora.
-Forre com filme plástico a parte da mesa onde vai abrir a massa. Transfira-a para essa superfície e sobre ela, passe outra camada de filme. Abra-a, entre as duas folhas plásticas, com um rolo, no tamanho suficiente para cobrir os fundos e laterais de uma forma de fundo falso.
-Pré-aqueça o forno em 180°C, enquanto a forma preparada volta pra geladeira.
-Perfure o fundo da torta com um garfo, cubra com papel manteiga e preencha com feijões( para evitar que o fundo levante e/ou as laterais desabem).
-Leve ao forno pré-aquecido, por cerca de 20’, retire o papel manteiga e os feijões, e mantenha no forno, até as bordas começarem a corar e a soltar das laterais da forma.
-Espere esfriar, para rechear e cobrir.
Recheio:
-Leve em banho maria todos os ingredientes, mexendo devagar, o tempo todo, até ganhar consistência de mingau mais grosso( isso pode demorar de 10-15’). O manjericão é deixado em infusão, até tirar o creme do fogo. Então, é descartado.
-Cubra com filme plástico, aderido à superfície do creme. Leve à geladeira.
Cobertura de marshmallow:
Nada mais é, que um merengue suíço.
-Leve a clara e o açúcar em banho maria, mexendo até dissolver completamente os grãozinhos de açúcar.
-Leve à batedeira, inicialmente em velocidade mais baixa e depois, aumente, para incorporar ar e esfriar as claras e o açúcar; acrescente o limão e a cachaça, ou limoncello, ou baunilha, ou água de flor de laranjeira, e bata até ficar um merengue branco, brilhante e em picos firmes.
Montagem:
-Depois de fria, espalhe o curd sobre a crosta assada.
-Coloque o merengue num saquinho de confeitar( pode usar um saquinho de celofane e fazer um pequeno corte, na ponta). Espalhe sobre a torta.
-Toste o merengue com um maçarico.
-Decore com fatias finas de limão e folhinhas de manjericão.
-Sirva gelado!