Pra início de conversa, esta não é uma receita nova, mas uma sobremesa campeã de popularidade do restaurante “Carlota”, que a chef Carla Pernambuco disponibilizou já faz um tempo na internet, no site da Casa&Jardim.
A novidade foi eu ganhar coragem pra testar algo que pra mim é um desafio, apesar da simplicidade, assim como considero macarons, pudim e suspiro!
Petit gateau foi daqueles desastres na cozinha que deu muito certo !
Das coisas mais bobas de se fazer( só misturar os ingredientes), mas tão temperamental quanto uma criança birrenta: depende do tamanho da forma, da temperatura e tempo de forno pra dar certo( quer dizer, pra não dar certo!).
Pra fazer dois bolinhos que funcionaram(ao cortar a camada mais externa, liberar o centro líquido, como uma lava escorrendo de um vulcão em erupção), tive algumas experiências prévias mal sucedidas. A dica que dou, antes de se empolgar, é: não assar tudo de uma vez! Teste seu tempo de forno e, fique de olho! Os que deram certo demoraram 8’, no meu forno. O ponto certo é quando a borda parece cozida, mas o centro permanece meio cru.
Muito cuidado, na hora de desenformar, porque o bolinho pode “explodir” antes da hora e seu trabalho ir por lava abaixo!
Ingredientes
200 g de doce de leite cremoso;
100 g de manteiga, mais um pouco para untar;
2 ovos;
2 gemas;
1/4 de xícara de farinha de trigo, mais um pouco para untar.
Modo de fazer
1 Derreta o doce de leite e a manteiga no micro-ondas ou em banho maria.
2 Numa tigela, junte o doce de leite, os ovos, as gemas e misture bem, sem batedeira. Com um batedor de arame de mão acrescente a farinha peneirada, mexendo delicadamente. Misture até formar uma massa homogênea.
3 Unte seis forminhas individuais com manteiga, polvilhe farinha e distribua a massa. . 4 Leve ao forno preaquecido a 200°C por 8 minutos (ele deve ficar com a superfície cozida, mas cremoso por dentro).
Eu não acrescentei o açúcar que a receita original pede, pois já acho um bolinho muito doce.
Uma amiga chef serve o bolinho no restaurante dela, acompanhado de sorvete de gengibre, o que ajuda a equilibrar o doce do pétit gateau.
Sirva quente com uma bola de sorvete, ou creme batido em chantilly( sem açúcar) .