As pernas do tempo foram mais lépidas e ágeis que as minhas e o post não saiu, antes do Natal!
Muito mais tranquilo e prazeroso que enfrentar a muvuca dos shoppings, nesta época do ano, além do valor impagável que é oferecer um presente feito pelas suas próprias mãos! Quem não gosta, né? O Natal já passou, mas delícias são bem-vindas o ano todo!
Fica a sugestão de biscoitos de gengibre e especiarias: cara, cheiro e sabor de Natal, tanto quanto panetone, rabanada e peru!
Deixo links direcionando para dois blogs lindos que sigo, com todo o passo a passo das receitas e fotos. São bem semelhantes, mas pequenas variações interferem na textura dos biscoitos, servindo melhor a diferentes objetivos.
Em relação à sabor e textura, a primeira receita de spekulatius, biscoitos natalinos tradicionais da culinária belga, alemã e holandesa é, com perdão do trocadilho, é um espetáculo!
Como tudo na cozinha, um bom resultado depende de boa alquimia. Nada é por acaso. Quantidade e tipo de gordura usada, açúcar, farinha, o quanto que a massa é trabalhada, tempo e temperatura de forno influenciarão no sucesso ou fracasso da sua receita. Quer se aprofundar um pouquinho mais nessa ciência? A confeiteira Joyce Galvão ensina alguns princípios básicos para um cookie perfeito no site dela!
O spekulatius, em comparação à outra receita de biscoito de gengibre, é mais amanteigado. Por isso, é importante trabalhar com os ingredientes gelados, principalmente a manteiga, que será picada e misturada aos secos, grosseiramente, o que confere uma textura super crocante, além de muito perfumado!
A receita é do blog de uma quase vizinha minha, aqui do Espírito Santo: “Merenda Caseira”, com fotos supercaprichadas, PAP bem explicadinho e boas dicas!
Algumas observações e adaptações minhas:
-Como tenho uma boa batedeira, misturei a massa com batedor de raquete, mas você pode usar as pontas dos dedos, como explicado no Merenda Caseira.
-Acrescentei um pouco mais de trigo e gérmen de trigo aos ingredientes secos, porque achei que a receita original fica um pouco grudenta e difícil de trabalhar, principalmente, se o dia estiver quente.
-Divida a massa em duas partes, envolva em papel filme e deixe no refrigerador, enquanto abre e corta a outra metade da massa. Depois de cortados e acomodados no tabuleiro coberto com papel manteiga, ou tapete de silicone, leve novamente ao refrigerador, enquanto esquenta o forno.
-Outra dica pra abrir e cortar a massa mais facilmente, além de refrigerá-la antes, é abri-la entre duas camadas de plástico filme, como num sanduíche.
-Para biscoitos mais crocantes é importante não sovar muito a massa, pra que não desenvolva o glúten; leve a massa a assar, gelada previamente, em forno pré-aquecido em temperatura mínima. Após desligar o forno, deixe os biscoitos lá dentro, até esfriarem completamente. Se achar que não chegaram à textura crocante desejada, religue o forno e os reesquente mais um pouco. Assim que estiverem completamente frios, guarde-os em recipiente hermeticamente fechado.
-Também usei um pouco menos de açúcar que a receita original.
Biscoitos de gengibre( Tipo Spekulatius)
Ingredientes
2 xic. farinha de trigo+1/4 de xic. de gérmen de trigo tostado( se quiser um resultado mais rústico, mas é opcional)
3/4 xic. açúcar demerara
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1 1/2 colher sopa de canela em pó
1/2 colher chá de noz moscada
1/2 colher de chá de cravos em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de sal
150g manteiga sem sal, gelada, cortada em pedaços pequenos
1 ovo
1 colher chá de raspas de laranja ralada
1 colher chá melaço de cana
açúcar cristal para polvilhar( opcional)
Modo de preparo
Misture os ingredientes secos (o açúcar, o bicarbonato, as especiarias e o sal). Junte a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida.( Se usar a batedeira, bata ligeiramente, em velocidade mínima, com batedor de raquete, até ficar uma farofa úmida, acrescentando o melado, ovo e raspas, ao final. Assim que começar a grudar massa no batedor, desligue a batedeira)
À parte, misture o ovo batido, a casca de laranja e o melaço. Junte à farofa e amasse até formar uma massa. Não é necessário misturar muito.
Embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora. Divida em duas partes, para facilitar na hora de espichar a massa.
Antes de abrir a massa, forre as assadeiras com papel-manteiga, ou tapete de silicone e pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre a mesa com filme plástico, coloque metade da massa resfriada( enquanto a outra permanece em geladeira), cubra com outra camada de filme plástico( se achar que a massa possa ainda grudar um pouco, polvilhe um pouco de trigo, antes de abrir).
Retorno as assadeiras com os biscoitos à geladeira, até firmarem novamente, antes de assar.
Asse em forno brando, por aproximadamente 20’( volte uns parágrafos, se não leu minhas dicas pra deixá-los mais sequinhos e crocantes!).
Presenteei alguns, colocando biscoitos em saquinhos de celofane e amarrando-os com fitas nas cores do Natal, mas a criatividade é livre!
Costumo aproveitar as cascas de maçã pra fazer chá! Fica bem mais gostoso que o de pacotinho! Só dar uma fervida, junto com um bastão de canela em pau!
A outra receita de biscoito de gengibre é de um site de confeitaria superfofo, o “Flamboesa”. Só clicar no nome pra acessar o link. Nesse caso, eu usei menos trigo que a receita original ( usei 3 xic. de trigo, somente). Também fica bem gostoso e cara de Natal, bastante perfumado e melhor pra confeitar: tem um acabamento mais homogêneo e não tão rústico quanto o Spekulatios. Ela também ensina um glacê superfácil, pra decorar!
Mão na massa!
Um 2019 cheio de sabores!