Ando num ritmo tão puxado de trabalho, que às vezes, só penso em chegar em casa e…correr pra cozinha! O cansaço só não é maior que minha empolgação e curiosidade em testar novas receitas!
Sentindo-me como Julie Powell, uma novaiorquina que resolveu fazer uma experiência insólita: reproduzir todas as 524 receitas de um livro clássico da culinária americana escrito por Julia Child(que era tipo uma Ana Maria Braga dos anos 60), no período de 1 ano. A experiência foi relatada num blog, ainda nos primórdios das redes sociais, mais tarde virou livro e, baseado nesse, um filme estrelado por Meryl Streep e Amy Adams: Julie&Julia, de 2009.
Por que esse preâmbulo todo?
Não tenho projeto semelhante, nem desejo tornar uma das coisas que mais gosto obrigação, mas com frequência, o único tempo que me sobra pra cozinhar é à noite, depois do trabalho, como Julie.
Gosto de pesquisar receitas nos meus livros de culinária, não apenas num, e nem só nos livros mas, principalmente, na internet! E é tanto bombardeio de ideia me tentando, que é difícil resistir! Fora as viagens que faço, onde sempre incluo uma “cooking class”, pra aprender um pouco mais sobre a cultura gastronômica local( a última que fiz foi em Cusco)! Não dou conta, como a Julie Powell, de escrever diariamente, mas vou, na medida do possível, atualizando o blog e abastecendo vocês com receitas recém-saídas do forno, testadas e aprovadas!
Como sempre, dou preferência pra compartilhar as mais fáceis e rápidas, como este bolo de fubá de liquidificador, de um blog que sigo, no Instagram: Goriahuk, da Renata Constantino Barrella. A única modificação que fiz: usei menos açúcar, porque prefiro bolos menos doces.
Esse é o bolo da Renata!
Bolo de iogurte e fubá
Ingredientes:
-3 ovos
-1 xícara de óleo
-1 potinho de iogurte natural
-1 xícara de açúcar
-1 xícara de trigo
-1 xícara de fubá
-1 colher de sopa de fermento químico
-Açúcar e canela: o suficiente para polvilhar a fôrma, depois de untada, e o bolo, depois de assado.
Modo de fazer:
-Pré-aqueca o forno à 180°C.
-Unte uma fôrma de buraco no meio, com manteiga. Polvilhe açúcar e canela. Reserve.
-No liquidificar bata os ovos, o óleo e o iogurte. Peneire os ingredientes secos e acrescente à mistura líquida. Bata, em velocidade baixa, somente para incorporar os secos no líquido.
-Despeje na fôrma preparada e leve ao forno pré -aquecido por cerca de 35’( faça o teste do palito.
-Retire do forno. Espere esfriar para desenformar. Polvilhe açúcar e canela restantes.
O meu bolo ficou, assim:
Super leve e inacreditavelmente fofinho! E ainda forma uma fina camada externa mais crocante!
Eu te desafio a reproduzir e dizer como ficou!