A gente tá sempre se falando, mas há muito que o tempo das três não sincronizava pra uma reunião informal como esta, aqui em casa.
Finalmente, hoje foi a noite pra juntar ao redor da mesa( quer lugar melhor?)com pizza caseira(atum, frango e margherita) e tiramissu, de sobremesa.
Essa massa de pizza sempre faz muito sucesso, porque fica bem leve! Um dos segredos é usar um bom trigo, próprio para pra pizza( você já encontra marcas italianas, no mercado nacional).
Ainda que não encontre o trigo especial, vale a pena testar esta receita.
Pizza
Ingredientes:
-1/2 x de amido de milho;
-2 ovos;
-1 cs de açúcar;
-1 e 1/2 x de leite morno;
-2 cs manteiga;
-1 cs orégano;
-1 cs de fermento biológico seco;
-sal a gosto;
-Trigo, até dar ponto de sovar( aproximadamente 500g).
Modo de fazer:
-Misture os ingredientes líquidos, acrescente os secos, aos poucos, até dar ponto de sovar( eu bato na planetária, com batedor de gancho).
-Sove bem, coloque a massa para descansar num lugar morno, até dobrar de volume( cerca de 45’-1h).
-Divida a massa em quatro partes, abra-a em discos, coloque-as em fôrmas untadas com azeite e deixe-as descansando mais uma vez, enquanto pré-aquece o forno, em temperatura alta.
-Asse a massa por aproximadamente 20’( se tiver uma pedra de ir ao forno, assá-la sobre essa, já pré-aquecida, dá uma melhor textura à massa).
Retire-a do forno, cubra-a com molho de tomate caseiro e a cobertura de sua preferência. Retorne-a ao forno, para gratinar.
O tiramissu não tem muito segredo. Faço, conforme aprendi numa “cooking class”, em Firenze: pra cada 100 g de mascarpone, use uma gema( peneirada) batida com açúcar, em gemada. Bato a gemada até ficar um creme claro e fofo. Bato o mascarpone, que deve estar em temperatura ambiente, somente pra ficar mais pastoso e fácil de misturar à gemada. Umedeço os biscoitos no café forte. Por fim, só montar camadas: creme, biscoito no café, cacau em pó, assim por diante, até finalizar com uma camada de creme. Leve à geladeira, por cerca de 6 horas. Polvilhe cacau, na hora de servir. ( O tradicional tiramissu italiano não leva bebida, mas que pode ser acrescentado ao banho do biscoito, no café).