Ou, o bolo do meu aniversário!
Contei, lá no IG, sobre minha primeira vez.
Calma! Não cometi nenhum indiscrição! Tô falando da minha primeira experiência com este, que já virou o “bolo preferido”( tirando o meu bolo de chocolate preferido): bolo tres leches, também sobremesa queridinha dos mexicanos e peruanos!
Pedi o doce pra fechar o jantar, no dia da minha chegada em Cusco.
A fatia triangular veio num prato, dividindo espaço com uma bola de sorvete, e mergulhada num lago branco de leite com canela: parecia o Titanic, antes de colidir com o fatídico iceberg! (E, realmente, foi o fim daquele pedaço úmido e fofo de bolo, logo mandado goela abaixo, mas o início de uma paixão pela textura e sabor dessa sobremesa: digno e pomposo fim, com direito a violinos tocando em meus ouvidos!)
Lembra nosso popular “toalha felpuda”: um bolo gelado de pão de ló umedecido com leite de coco e leite condensado, e empanado no coco ralado.
O “tres leches”, assim como o nosso equivalente nacional, também é bastante fofinho, mas seu diferencial é que, mesmo bastante molhado, não perde a firmeza e estrutura, além de não ser muito doce, portanto, não é nada enjoativo( apesar de levar leite no banho de leite, creme de leite e leite condensado, no recheio de doce de leite e no chantilly de cobertura ).
Voltei do Peru, com a ideia de fazer um jantar peruano, no meu aniversário, e realmente o fiz! O bolo ficou decidido, desde então. Faltava a receita.
Não teria muito tempo pra testar várias diferentes. Então, testei uma única, de um dos blogs italianos de confeitaria que mais gosto, de várias maneiras diferentes. Acho que cheguei no melhor que a receita poderia dar, modéstia à parte!
No Peru, eles usam leite evaporado para molhar o bolo, junto com leite condensado e creme de leite. Parece pesado, e é, mas pode ter certeza que a massa fofinha se encarregará de absorver todo essa mistura líquida, ficando úmido, na medida certa.
A receita original testada é do Chiarapassion, da italiana Enrica Panariello, mas fiz algumas modificações, principalmente, no modo de fazer ( para conferir, acesse o link, clicando no nome).
Bolo tres leches
Ingredientes
- 100 g de manteiga em temperatura ambiente
- 5 ovos
- 200 g de farinha
- 100 g de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Pitada de sal
- 2 colheres de chá de extracto de baunilha ( opcional)
- 1/3 de Leite condensado
- 1/3 de Creme de leite fresco
- 1/3 de leite inteiro
( Simplificando: são cerca de 300 ml de líquido, ao todo, para umedecer a massa assada. Prefiro usar uma proporção um pouco menor de leite condensado, porque gosto menos doce. Pode fazer a mais e deixar, à parte, para servir no prato, sob a fatia cortada, polvilhada com canela.)
- 400 g de creme fresco
- 2 colheres de sopa de açúcar em pó
- pêssegos e frutas frescas da estação( opcional)
- canela (opcional)
Modo de fazer
1- Pré-aqueça o forno em 180°C.
2- Prepare a fôrma, untando e enfarinhando-a( usei uma redonda, de 25cm)
3-Separe os ovos ( claras e gemas). Peneire as gemas. Reserve-as. Bata as claras em neve. Reserve-as. Em bowls diferentes.
4-Peneire o trigo, o fermento e o sal, juntos. Reserve-os, também.
5-Bata a manteiga com o açúcar, até ficar um creme claro e leve. Acrescente as gemas peneiradas, uma a uma, batendo e raspando as laterais da batedeira, a cada adição. Misture a baunilha.
6-Agora, desligue a batedeira e acrescente, alternada e delicadamente, os ingredientes secos peneirados( trigo, fermento e sal) com as claras batidas em neve. Faça isso em pelo menos 3 etapas de adição: misture 1/3 das claras em neve ao creme de açúcar e manteiga, acrescente 1/3 do trigo e, assim, sucessivamente, até misturar tudo. Considero essa a parte mais “chata”: precisa ser um trabalho delicado, porque se bater a massa demais e, vigorosamente, além de perder toda a aeração das claras, vai desenvolver o glúten do trigo e deixar o bolo solado e pesado. Então, muita calma nessa hora, até misturar tudo homogeneamente!
7-Deite a massa sobre a fôrma preparada, acerte-a e leve-a ao forno pré-aquecido, por aproximadamente 35-40’. Na dúvida, teste se está assada enfiando um palito no centro.
8- Num jarro, misture o leite com o creme de leite e leite condensado.
9-Assim que retirar o bolo do forno, perfure-o todo.
10-Derrame toda a mistura de leite sobre o bolo ainda quente. Espere esfriar, cubra com plástico filme e leve à geladeira. (O preparo deve ser antecipado, da noite para o dia seguinte).
-
11-Pode-se rechear o bolo com doce de leite, mas preferi fazer uma geleia ácida usando cupuaçu, physalis e quincan. Ficou de-li-ci-o-sa!!Tanto o cupuaçu, quanto a physalis, no Peru chamada de aguaymanto, são frutas da Amazônia.12- Bata o creme com o açúcar em ponto de chantilly. Espalhe sobre o bolo .Retire o bolo da geladeira, antes de servir. Fatie-o e emprate-o. Derrame um pouco da mistura de leite, creme de leite e leite condensado em volta da fatia, polvilhe canela e, caso queira, acompanhe com uma bola de sorvete de baunilha.
Algumas considerações:
-A receita do blog italiano é mais simples e leva mais açúcar. Nela, os ovos são acrescentados direto à gemada, sem separar gemas da claras, que não são batidas em neve. Experimentei dessa forma e também funciona, mas o bolo fica mais denso e menos fofo, portanto, do jeito que fiz dá mais trabalho, mas vale a pena.
Dicas para fazer um bolo macio e fofinho:
-Use todos os ingredientes em temperatura ambiente( a menos, que a receita exija diferente).
-Sempre pré-aqueca o forno, antes de assar o bolo!
-Peneire os ingredientes secos.
-Passe as gemas por uma peneira( isso irá ajudar a não deixar cheiro e gosto de ovo).
-Se a receita pede claras em neve, bata-as até deixá-las em picos Forbes, mas não demais. Bater demais as claras vai deixá-las ressecadas e perderão a estabilidade.
-Não bata o trigo. Acrescente, em movimentos delicados, ou use a velocidade mais baixa da batedeira e não por muito tempo. Este, quanto mais trabalhado, mais glúten irá desenvolver, portanto, mais grudento e pesado o bolo ficará.
-Não é fácil encontrar no Brasil, mas se possível, use uma farinha com menos glúten, ou 00. Quando não tenho, substituo uma pequena parte de trigo(1/2 x, por exemplo) por alguma fécula, tipo de batata, ou amido de milho.
-Se for um bolo amanteigado, sirva-o em temperatura ambiente, do contrário, ficará mais mais seco e firme.
Anotada a receita e dicas, mãos à obra!
Prepare-se pra saborear o bolo mais fofo, úmido e gostoso da sua vida!