Conforme prometido, pra compensar o último post uma receita prática, cheirosa e deliciosa: atalho ao paraíso, já que uma das minhas sobremesas favoritas é torta de limão.
Fiz algumas adaptações, mas a original encontrará, aqui: Studio Cuisine.
O que chamou minha atenção foi a combinação de dois ingredientes muito perfumados: limão siciliano e lavanda.
A princípio fiquei desconfiada, afinal de contas, não me parece apetecível colocar algo na boca que remeta à colônia pós-banho, mas a curiosidade superou e o resultado, surpreendeu: tão delicado, que arriscaria usar até maior quantidade do ingrediente na fórmula!
As barrinhas que me seduziram:
Minhas adaptações:
-Usei menos açúcar que a receita original.
-Lá também pede para untar e enfarinhar a fôrma, o que achei completamente dispensável, já que a crosta leva bastante manteiga.
-Em vez de untar, forrei o fundo de um tabuleiro retangular médio( 30x20cm) com papel manteiga, deixando as sobras para fora: isso é importante pra facilitar o desenforme da tortinha, depois de fria.
-Dobrei a receita original.
Então, ficou assim:
Barrinhas de limão em crosta de lavanda
Ingredientes para a crosta:
-200g de manteiga sem sal amolecida
-1/2 xícara( ou, menos) de açúcar granulado
-3 colheres de sopa de açúcar mascavo
-2 xícaras de farinha de trigo
-1 colher de sopa cheia de lavanda seca( usei lavandas do meu quintal. Sei que não é um ingrediente fácil de encontrar, mas não chega a ser impedimento: simplifique e faça a receita sem ele.)
-1/2 de extrato de amêndoas( opcional)
-Uma pitada de sal
Para a cobertura de limão:
-4 ovos grandes( gemas peneiradas)
-1 xícara de açúcar
-6 colheres de sopa de farinha de trigo
-1/2 xícara de sumo de limão siciliano( 2 limões)
-Raspas de limão
-Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Instruções
1-Pré-aqueça o forno a 180° C. Prepare o tabuleiro forrando-o com papel manteiga. Mantenha as sobras para fora.
2-Para a crosta bata a manteiga amolecida( não, derretida) e o açúcar em velocidade média até formar um creme. Se necessário, pare a batedeira e raspe as laterais da tigela, adicione a farinha, a lavanda, o extrato de amêndoa e o sal. Misture muito bem até incorporar tudo.
3-Espalhe sobre a fôrma preparada com papel manteiga( com as mãos fica mais fácil). Deixe um pouco mais alto nas laterais( para evitar que a cobertura líquida de limão vase e penetre por baixo da crosta). Asse, por aproximadamente 20′ até a massa ficar mais clara no centro e começar a corar nas laterais.
4-Enquanto a crosta está assando, faça o recheio: misture os ovos( gosto sempre de peneirar as gemas, separadamente, pra garantir que não fique cheiro e/ou gosto de ovo) e o açúcar numa tigela. Adicione a farinha, o suco de limão e as raspas. Misture muito bem com um fouet, até que fique homogêneo.
5-Retire a crosta do forno e despeje sobre a massa, ainda quente. Volte ao forno e deixe assar por mais 20-25′, até que a cobertura esteja firme( mas não, dura) ao toque. Retire e deixe esfriar, para desenformar( se desenformar muito quente, a torta pode quebrar-se).
6-Puxe a torta pelas laterais que sobraram do papel manteiga.
7-Corte quadradinhos e polvilhe com açúcar de confeiteiro, na hora de servir.
Depois de completamente frio, a barrinha costuma suar na superfície criando um aspecto liso e brilhante, como um quindim de limão.
Usei um stêncil, presente de uma amiga que veio dos EUA.
Aproveite!